Missão
A Associação de Investigação e Debate em Serviço Social, criada em 1992, tem como objectivos centrais, promover e desenvolver o debate cientifico em torno das questões sociais; promover acções de formação e informação, debates e colóquios na área das Ciências Sociais; promover um sector editorial no campo do Serviço Social em especifico e do trabalho social em termos globais; promover e desenvolver o desenvolvimento das competências e da cultura profissional do Assistente Social, em especifico, e dos profissionais da área social em geral; promover a investigação na área das Ciências Sociais.
Com vista à realização dos seus objectivos a associação tem entre outras as seguintes atribuições: elaborar programas de acção de âmbito nacional ou regional, a curto, médio e longo prazo; promover a realização de acções de valorização profissional, nomeadamente, congressos, seminários e colóquios; promover a formação na área das Ciências Sociais nos diversos níveis académicos; criar uma publicação periódica da Associação como órgão de informação e debate de ideias na área das Ciências Sociais, com relevo para o Serviço Social; organizar grupos de trabalho para a investigação, estudo e análise de questões ligadas ao Serviço Social em especifico e à Intervenção Social em geral; promover projectos de intervenção social.
Na promoção e desenvolvimento do debate científico; no desenvolvimento das competências dos Assistentes Sociais; na divulgação da produção do conhecimento produzido no campo do serviço social.
História da AIDSS
Em 26 de Março de 1992, constitui-se uma associação sem fins lucrativos, denominada Associação de Investigação e Debate em Serviço Social (AIDSS) de âmbito nacional e sede no Porto. Conta actualmente com cerca de 400 sócios.
A AIDSS aparece, após a obtenção do grau de Licenciatura em Serviço Social, surgindo, na perspectiva dos seus fundadores, como um espaço que, à época, urgia criar, aonde fossem privilegiadas dinâmicas de investigação, debate e formação contínua no Serviço Social. O grupo de fundadores era constituído por jovens recém licenciados pelo ISSSP, que desde 1991 se reunia como Grupo para a Investigação e Debate em Serviço Social.
Para a realização destes objectivos iniciais propostos, a AIDSS, logo em 1992, organizou a 1ª Conferência denominada, “Serviço Social e Saídas Profissionais”.
A partir daqui a sua dinâmica foi imparável tendo organizado 13 Seminários, editou 19 Revistas, publicou uma colectânea de textos, organizou 4 Jornadas de reflexão, 2 Encontros de Serviço Social, mais de uma centena de Cursos de Formação contínua, 4 Cursos de Longa Duração e uma Pós Graduação em mediação de conflitos, creditada pelo Ministério da Justiça, Conferências Diversas sobre Temas da actualidade científica e politica e social, Possui mais de duas dezenas de protocolos e criou ainda, recentemente, o Instituto para a Formação Humana e Social.
Fazendo jus à sua história, a AIDSS continua hoje empenhada na promoção e desenvolvimento do debate científico, no desenvolvimento das competências dos Assistentes Sociais e na divulgação da produção do conhecimento produzido no campo do Serviço Social e nas Ciências Sociais e Humanas.
Bem como no apoio ao Desenvolvimento Cultural e da afirmação do Universo Lusófono.